Dicas de saúde

Mantenha sua saúde em dia com nossas dicas.

Atividade física

Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte um médico para um exame clínico adequado e receber a orientação de quais atividades você pode realizar e as que deve evitar.

Esporte faz bem à saúde

A prática de esportes orientada é uma atividade recomendada para garantir saúde, bem-estar e longevidade às pessoas.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos devem ser feitos, se possível, todos os dias, com duração mínima de 30 a 40 minutos. Uma forma prática e muito comum de controle da intensidade do exercício aeróbio é a medida da freqüência cardíaca.

10 dicas para correr sem lesões!

O corredor pode evoluir cada vez mais e mesmo assim se manter afastado da maior parte das lesões, mas para isso ele precisa estar atento a alguns pontos importantes. Neste artigo vamos falar melhor sobre estes pontos e dar 10 dicas para correr sem lesões. Quando o corredor trabalha bem a musculação como forma de fortalecimento muscular e tem uma alimentação balanceada, um bom tênis, roupas e um descanso adequado, é muito mais difícil que ele sofra alguma lesão. Mas para previr as lesões de maneira ainda mais eficiente, é muito importante conhecer o seu corpo e os sinais que ele nos dá quando algo não está correto. O equilíbrio é uma habilidade motora muito importante para o corredor, mesmo assim poucos se preocupam com atividades para estimular o seu desenvolvimento. Como foi citado acima, o equilíbrio desempenha papel fundamental na prevenção de lesões. Os músculos estabilizadores são primordiais para um equilíbrio eficaz. Durante as ações de uma corrida, nosso corpo precisa ficar alinhado. Para que este alinhamento aconteça, os glúteos, quadríceps, posteriores de coxa e panturrilha trabalham arduamente. Este equilíbrio muscular favorecerá uma mecânica mais eficiente do corredor, ou seja, ele gastará menos energia para produzir aquele movimento. A primeira e melhor dica que alguém pode dar pra quem vai começar a correr é sem dúvidas buscar a orientação de Educador Físico. Este profissional terá capacitação para propor atividades e educativos para te adaptar à modalidade. Com o passar o tempo o aluno e o professor vão se conhecer de tal forma, que será mais fácil definir os novos programas de treino, que poderão oferecer uma evolução mais eficiente e principalmente mais segura.